Prática
da Tutoria no Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem
Na EaD o
tutor é um importante ator do processo de ensino-aprendizagem, pois colabora na
mediação entre estudante-professor, estudante-aluno, estudante-AVEA. De acordo
com a Resolução n. 26, de 5 de junho de 2009, as atribuições do tutor são:
Mediar à comunicação de conteúdos
entre o professor e os cursistas; acompanhar as atividades discentes, conforme
o cronograma do curso; apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das
atividades docentes; manter regularidade
de acesso ao AVA e dar retorno às solicitações do cursista; estabelecer contato
perma nente com os alunos e mediar às atividades discentes; colaborar com a coordenação
do curso na avaliação dos estudantes; participar das atividades de capacitação
e atualização promovidas pela Instituição de Ensino; elaborar relatórios mensais
de acompanhamento dos alunos e encaminhar àcoordenação de tutoria; participar
do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável;
apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos
pólos, em especial na aplicação de avaliações. (BRASIL, 2009, p. 11-12)
De acordo
com os Referenciais de Qualidade para o Ensino Superior a Distância (2007), os
espaços formativos que ofereçam cursos EaD necessitam de profissionais que ofereçam
tutoria presencial e à distância.
Assim, o
tutor presencial ou à distância desenvolve atividades de mediação do processo
de ensino-aprendizagem e por isso necessita ser um conhecedor da área do curso e
disciplina(s) que irá atuar, da dinâmica do curso e possuir o conhecimento das ferramentas
possíveis de serem utilizadas, presentes no AVEA em que atua.
Nessa
perspectiva, o tutor presencial é aquele que atende os estudantes nos pólos de
apoio presencial de cada instituição formadora, em horários definidos de acordo
com a gestão do pólo, sendo necessário o conhecimento da proposta formadora do
curso ao qual está vinculado, do AVEA, suas ferramentas, material didático e o
conteúdo, a fim de auxiliar, acompanhar e incentivar o processo de aprendizagem
dos estudantes. Necessita, também, proporcionar a comunicação entre os
estudantes da turma, professores, tutores a distância e coordenação do curso.
O tutor à
distância encontra-se, geograficamente, em contato direto com a instituição formadora
e tem como principal atribuição a mediação do processo de ensino-aprendizagem,
sobretudo no que se refere à interlocução dos saberes e fazeres necessários à
construção do conhecimento inerente à disciplina de sua atuação, vinculada ao
curso formador que integra. Nesse cenário de atuação, lhe compete o
esclarecimento de dúvidas dos estudantes, sobretudo no que se refere ao conteúdo,
foco de conhecimento da disciplina, sendo necessário:
[...] promover espaços de
construção coletiva de conhecimento, selecionar material de apoio e sustentação
teórica aos conteúdos e, freqüentemente,
[...] participar dos processos
avaliativos de ensino-aprendizagem, junto com
os docentes. (BRASIL, 2009, p.
21)
A partir do exposto, observa-se que tanto o tutor presencial
como o à distância necessitam dominar o conteúdo específico da disciplina em
que atuam, o que implica possuir uma visão global do curso formador e a repercussão
dessa disciplina na concretização da base identitária de cada curso. Além
disso, necessitam possuir “[...] capacidade para estimular a busca de
conhecimento e habilidade com as novas tecnologias de comunicação e informação”
(BRASIL, 2009, p. 22).
Em
decorrência disso, está previsto no Referencial de Qualidade da EaD que as instituições
que ofereçam educação na modalidade EaD desenvolvam uma capacitação de tutores
que deve contemplar três dimensões básicas e centrais: “capacitação no domínio específico
do conteúdo; capacitação em mídias de comunicação; e capacitação em fundamentos
da EaD e no modelo de tutoria” (BRASIL,2009, p. 22).
Desse
modo, o tutor dotado dos conhecimentos intrínsecos à sua área de atuação tem
condições de desenvolver seu papel com eficiência na EaD.
Utilização da
WIKI no Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem
Wiki é uma aplicação web para gestão e edição de
conteúdo, produzindo informações de forma colaborativa. Pode oferecer acesso
livre ou somente por usuários cadastrados. O wiki é uma tecnologia Web
2.0 que possibilita a construção de repositórios de conhecimento baseado num
conjunto de páginas Web interligadas (FRANKLIN; HARMELEN, 2007;
GROSSECK, 2009; KEAR et al., 2010), podendo ser visualizadas, criadas, editadas
e modificadas por qualquer utilizador através de um editor de texto (DE PEDRO
et al., 2006; KEAR et al., 2010). Esse conceito foi criado por Ward Cunningham
em 1995 (ZEINSTEJER, 2008) e a sua filosofia consiste em manter um espaço na Web
completamente aberto, onde qualquer utilizador pode modificar, estruturar e organizar
documentos de diversas formas (KEAR et al., 2010).
Para além da funcionalidade de edição
colaborativa em uma mesma página, um wiki apresenta normalmente uma área
onde os participantes podem discutir o seu conteúdo atual. Esse espaço de
discussão pode igualmente ser utilizado pelos participantes para testar as suas
ideias (PIFFARÉ; STAARMAN, 2011). Existe também a opção de visualizar o
histórico do wiki, com a capacidade de recuperar conteúdos que tenham
sido excluídos anteriormente ou acidentalmente pelos participantes (LAI; NG,
2011).
No processo ensino-aprendizagem, os wikis
permitem ajudar na criação de um ambiente dinâmico e colaborativo de
aprendizagem, através da discussão aberta e da troca de ideias e de opiniões,
no qual os alunos podem ter uma participação ativa na criação do conhecimento
(MEYER, 2010; SU; BEAUMONT, 2010; LAI; NG, 2011). Os wikis proporcionam
novas formas de aprendizagem em uma lógica democrática e centrada no aluno
(KEAR et al., 2010). Dessa forma, é considerado como uma ferramenta útil no
processo EA, promovendo a escrita e a aprendizagem colaborativa, ao mesmo tempo
em que potencializa a criatividade de cada utilizador (CRESS; KIMMERLE, 2008).
Quando o professor faz uso de atividades com wikis,
pode promover uma nova forma de ensino, sendo uma alternativa ou complemento
aos métodos e ferramentas de aprendizagem tradicionais (LAI; NG, 2011).
Diferentes autores (RAITMAN; AUGAR; ZHOU, 2005; DE PEDRO et al., 2006; WAN;
ZHAO, 2007; CHU, 2008; GRACE, 2009; GROSSECK, 2009; ONER, 2009; KEAR et al.,
2010; MEYER, 2010; LAI; NG, 2011) têm estudado o impacto da utilização da
ferramenta no processo EA, tendo, alguns deles, contribuído para a
identificação de um conjunto de vantagens e desvantagens.
Algumas das vantagens da utilização de wikis
em contexto EA são: (i) permitir a colaboração conjunta e promover a partilha
de conteúdos (GROSSECK, 2009; KEAR et al., 2010); (ii) controlar o acesso aos
recursos através da autenticação dos utilizadores (GROSSECK, 2009; KEAR et al.,
2010); (iii) possibilitar a avaliação da participação individual de cada
utilizador (DE PEDRO et al., 2006; CHU, 2008); (iv) possibilitar a visualização
das alterações introduzidas e a recuperação de conteúdo removido ou modificado
(DE PEDRO et al., 2006), e (iv) permitir o acesso ao histórico dos conteúdos
(quem colocou o quê e quando) (DE PEDRO et al., 2006).
As desvantagens da utilização de wikis
referidas por alguns autores são: (i) ser, por vezes, difícil a compreensão dos
conteúdos editados por outras pessoas (LAI; NG, 2011); (ii) ser necessário
conhecer as ferramentas de edição de texto (DE PEDRO et al., 2006; CHU, 2008;
KEAR et al., 2010); (iii) existir o receio de que outras pessoas vejam o
trabalho que ainda não está acabado (DE PEDRO et al., 2006), e (iv) ser, por
vezes, difícil de avaliar a qualidade de alguns conteúdos (GROSSECK, 2009).
Para superar algumas das limitações apresentadas,
deve-se considerar que a utilização de wikis no processo EA depende, em
grande parte, dos professores e do seu conhecimento sobre a utilização e a
organização das atividades com a ferramenta. Note-se que a ferramenta é,
normalmente, mais utilizada pelos alunos para visualizar conteúdos (COSTA;
TEIXEIRA; ALVELOS, 2011), estando, no entanto, o seu maior potencial na
componente de edição.
Os wikis podem ser utilizados pelos
intervenientes no processo EA, nomeadamente alunos e professores, no sentido de
apoiar determinadas atividades pedagógicas. Alguns autores têm analisado essas
atividades, que se descrevem, em seguida, resumidamente.
• A análise bibliográfica pode ser utilizada
quando se pretende editar resumos de reflexões a respeito das leituras
efetuadas (DUFFY; BRUNS, 2006);
• A avaliação pode ser efetuada com base em
atividades desenvolvidas nos wikis (DUFFY; BRUNS, 2006; KANE; FICHMAN,
2009);
• O brainstorming pode ser aplicado para
criar projetos em que os alunos são convidados a acrescentar artigos ou
opiniões (GOKCEARSLAN; OZCAN, 2011), permitindo, assim, a criação de uma rede
encadeada de recursos acerca de determinados assuntos (DUFFY; BRUNS, 2006);
• A atividade de comunicação traduz-se na
publicação de recursos que poderão ser editados e comentados diretamente no
documento, sendo acessível a todos (DUFFY; BRUNS, 2006);
• Os portfólios podem ser criados para a construção
de um repositório de projetos pessoais ou de grupo (IT-USER SERVICES, 2008;
GOKCEARSLAN; OZCAN, 2011), em que os alunos possam apresentar conteúdos e
revê-los posteriormente (DUFFY; BRUNS, 2006);
• A listagem de links, para além de
organizar a informação, permite criar listagens de ficheiros dos quais foram
feitos uploads (IT-USER SERVICES, 2008; KANE; FICHMAN, 2009;
GOKCEARSLAN; OZCAN, 2011);
• Os mapas de conceitos podem ser utilizados para
criar dicionários de termos (DUFFY; BRUNS, 2006);
• A organização da informação através dos wikis
permite sumariar os conteúdos no topo da página, facilitando a navegação e a
categorização dos conteúdos (IT-USER SERVICES, 2008; KANE; FICHMAN, 2009;
GOKCEARSLAN; OZCAN, 2011);
• A atividade de pesquisa permite aos alunos
desenvolverem projetos que envolvam pesquisas (DUFFY; BRUNS, 2006);
• A atividade de trabalho de grupo com utilização
de wikis permite desenvolver trabalho em conjunto, podendo, os vários
elementos, editar um único documento (DUFFY; BRUNS, 2006).
Referências
Bibliográficas
BRASIL.Decreto
n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei n.º 9.394, de
20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Brasília, 2005.
_____. Referenciais
de qualidade para educação superior a distância, 2007. Brasília, 2007.
_____. Resolução
n. 26, de 5 de junho de 2009. Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento
de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes da preparação e execução dos
cursos dos programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do
Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Coordenação de
aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a serem pagas pe
lo FNDE a
partir do exercício de 2009.
COSTA,
Carolina Simões da; TEIXEIRA, Leonor; ALVELOS, Helena. Web 2.0 no apoio ao processo ensino/aprendizagem: estudo
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LAI,
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PIFARRÉ,
Manoli; STAARMAN, Judith Kleine. Wiki-supported collaborative learning in
primary education: how a dialogic space is created for thinking together. International Journal of Computer-Supported
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ZEINSTEJER,
Rita. The wiki revolution: a challenge to traditional education. TESL-EJ., v. 11. n. 4, 2008.
REFLEXÃO E COMENTÁRIOS:
Vamos
refletir sobre essa ferramenta? Você realizaria alguma atividade utilizando a
WIKI em um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem? Relate a atividade em
poucas palavras.
Aguardo a contribuição de vocês!
Abraços!
Profª
Simone Fernandes Gonçalves
Textos e Vídeos Complementares
http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg
http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010185426.pdf
http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art1.pdf
http://www.youtube.com/watch?v=OYEXQO2S1s0
Textos e Vídeos Complementares
http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg
http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010185426.pdf
http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art1.pdf
http://www.youtube.com/watch?v=OYEXQO2S1s0
OI SIMONE,
ResponderExcluirGOSTEI DO SEU BLOG. JÁ FIZ A MINHA AVALIAÇÃO E POSTAREI NO AMBIENTE, OK?
ABRAÇOS,
CILÉIA
Olá Simone, gostei bastante do seu blog! Acho que o wiki é uma ferramenta muito útil para a construção do conhecimento, e um ambiente onde todos podem colaborar e emitir opinião. No EaD acredito que um tutor poderia ficar responsável pelo delineamento e organização das contribuições dos alunos. bjos!
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